Especialistas concordam que o acesso à rede mundial é um caminho sem volta, e a proibição do uso não é a melhor opção para os pais.

Pais e responsáveis precisam se orientar quanto aos riscos impostos pela internet, principalmente em relação à saúde mental. Pesquisas apontam que 1 a cada 5 adolescentes utilizam celulares e eletrônicos em excesso. A liberdade sem o devido limite pode trazer consequências imediatas. O uso em excesso celular pode ocasionar personalidade impulsiva em crianças e adolescentes, crianças e adolescentes são, naturalmente, propensos a se viciarem no uso de meios eletrônicos, simplesmente por não terem uma autoconsciência e um autocontrole tão desenvolvido quanto os adultos. Sinais de impulsividade, agressividade e até mesmo introspecção podem indicar o uso além do considerado indicado.

O projeto Conexão Segura pretende promover a interação entre pais e filhos no mundo virtual, como companheiros de navegação, justamente diante constante crescente utilização das redes sociais, sites e aplicativos de jogos.

A conscientização sobre o Abandono Digital pode se tornar fator decisivo para a prevenção de uma série de problemas e efeitos nocivos da internet. Os principais riscos do uso da internet por crianças e adolescentes são os acessos a conteúdos inapropriados para a idade, como pornografia, a exposição da privacidade em redes sociais, o cyberbulling e a exposição da intimidade, principalmente na adolescência. Além disso, há o perigo do contato com estranhos, que pode resultar em tentativas de assédio, aliciamentos ou golpes.

A internet tornou esta geração capaz de ultrapassar barreiras em direção ao conhecimento devido ao avanço tecnológico.  Mas em contrapartida a esta super evolução o jovem de hoje está mais isolado criando relações instantâneas sem relações com a realidade que pode acelerar ainda mais o processo de isolamento. A internet crianças traz uma nova percepção da vida o que muitas vezes não condiz com o que o real, crianças e jovens buscam o sonho da realização muitas vezes com base no que acompanham pelas redes e com isso estão mais propensas as frustrações. Porém, uma geração que já nasceu conectada ao mundo digital indica que a proibição não é o melhor caminho, a partir do momento em que uma criança possui um celular ou tablet, a relação de comunicação que ela tem com os outros muda de forma considerável.

Por isso, em vez de proibir, é importante monitorar e supervisionar os conteúdos e interações que são feitas na rede. É preciso restringir o uso de acordo com a idade e evolução de crianças e jovens, o nível de compreensão e assimilação pode tornar a internet fonte de conhecimento, mas sem o acompanhamento dos pais ou responsáveis, a negligência pode ser fator determinante para que crianças e adolescentes se tornem vítimas vulneráveis do universo virtual.

Dicas do Conexão:

  • Crie cronogramas com horários determinados.
  • Utilize programas e aplicativos para acompanhar a navegação de seus filhos.
  • Converse diariamente com a criança ou jovem sobre as descobertas feitas na internet.

Programe interações onde não seja necessário o uso do celular.

Por: Natália Fernandes