Criada em junho de 2002 por empresários e profissionais autônomos preocupados com a inclusão social da comunidade em situação de vulnerabilidade e risco social, pessoal e profissional e também preocupado com o desenvolvimento do terceiro setor, incluindo em seu estatuto clausulas com objetivos como: Desenvolver e executar consultoria a empresas, instituições públicas, entidades do terceiro setor e também Promoção do voluntariado, através da capacitação, organização e encaminhamento, além de promover a inclusão digital de pessoas com mais de 60 anos e a recolocação profissional dos mesmos no mercado de trabalho através do projeto Viver Bem Araxá.

CONHEÇA OS PROJETOS

O instituto atua hoje com projetos sociais sendo um (desde 2002) O projeto Primeira Chance, de qualificação profissional nas áreas administrativa, gastronomia, turismo, estética e beleza dentre outras, com o encaminhamento e acompanhamento ao primeiro emprego através da lei do estágio para alunos do ensino médio de Araxá.

O Instituto Apreender potencializou suas atividades com o projeto em capacitação e orientação profissional junto a inclusão social, autoconhecimento e aprendizado, que já formou ao longo destes 17 anos de atividades mais 5 mil jovens, sendo que mais de 2 mil jovens foram qualificados dos quais, mil estão devidamente efetivados no mundo do trabalho após a experiência de estágio de 4 meses nas empresas parceiras. Outro projeto como apoio de educação continuada (reforço escolar, educação tecnológica e inglês) às crianças da rede pública de ensino, denominado Meninos pela Comunidade (desde 2004), apoia famílias de crianças em situação de vulnerabilidade social junto às escolas.

Portanto, nossa missão…

É promover a inclusão social do maior número de pessoas, capacitando e proporcionando oportunidades de inserção no mercado de trabalho, além de desenvolver capacitação orientando quanto aos direitos de crianças, adolescentes e idosos de Araxá e Região.

O instituto é Reconhecido de Utilidade pública a seguir:

Lei Estadual nº 18750, de 15 de março de 2010

DECLARA DE UTILIDADE PÚBLICA O INSTITUTO APREENDER DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, SAÚDE E AÇÃO SOCIAL – IATEESAS -, COM SEDE NO MUNICÍPIO DE ARAXÁ.

Lei Municipal nº 4.300 de 01 de dezembro de 2003

CONSIDERA DE UTILIDADE PÚBLICA – INSTITUTO APREENDER DE TECNOLOGIA, EDUCAÇÃO, EMPREENDEDORISMO, SAÚDE E AÇÃO SOCIAL – IATEESAS.

Conheça nossos Projetos

Projeto Conexão Segura | Instituto Apreender

CONEXÃO SEGURA

O Instituto Apreender promove o projeto Conexão Segura – Pais e Filhos Companheiros de Navegação, com objetivo de orientar sobre a importância da segurança na internet e do acompanhamento dos pais junto as redes sociais e sites.

Saiba Mais
Projeto Primeira Chance | Instituto Apreender

PRIMEIRA CHANCE

Preocupado em oferecer melhores oportunidades para jovens que buscam o primeiro emprego o Instituto Apreender promove o projeto Primeira Chance que visa proporcionar estágio, trabalho e renda para adolescentes.

Saiba Mais
Projeto Viver Bem | Instituto Apreender

VIVER BEM ARAXÁ +60

O Instituto Apreender, através de incentivo do Conselho Municipal do Idoso, desenvolve o projeto Viver Bem Araxá, voltado para atendimento do publico com 60 anos ou mais.

Saiba Mais