Não é apenas o seu provedor de internet que sabe quais sites você visita, também é o governo – e outros governos! E quando não são eles, são sites de mídia social, redes de anúncios ou aplicativos que rastreiam você na Web para veicular anúncios específicos e direcionados. Seu histórico de navegação na web pode ser altamente pessoal. Pode revelar suas preocupações com a saúde, suas crenças políticas e até seus hábitos. Por que alguém além de você sabe essas coisas?

Sempre que você visita um site, deixa um rastro de dados para trás. Você não pode apagar tudo,  é assim que a internet funciona. Mas há muitas coisas que você pode fazer para reduzir suas pegadas on-line.

Uma VPN pode ajudar a esconder sua identidade, mas não o torna anônimo

Você deve ter ouvido falar que uma VPN – ou uma rede privada virtual – pode manter o tráfego da Internet protegido contra bisbilhoteiros. Bem, na verdade não.

Uma VPN permite criar um túnel dedicado pelo qual todo o tráfego da Internet flui – geralmente um servidor VPN – permitindo ocultar o tráfego da Internet do seu provedor de Internet. Isso é bom se você estiver em um país onde a censura ou a vigilância são frequentes ou tentando evitar o bloqueio com base na localização. Mas, caso contrário, você está apenas enviando todo o tráfego da Internet para um provedor de VPN. Basicamente, você precisa escolher em quem confia mais: seu provedor de VPN ou seu provedor de Internet. O problema é que a maioria dos provedores de VPN gratuitos ganha dinheiro vendendo seus dados ou exibindo seus anúncios – e alguns são totalmente obscuros. Mesmo se você usar um provedor de VPN premium para privacidade, eles poderão conectar suas informações de pagamento ao tráfego da Internet, e muitos provedores de VPN nem se incomodarão em criptografar seus dados.

Alguns provedores de VPN são melhores que outros: experimentados, testados – e confiáveis ​​- por profissionais de segurança.

Você precisará de um DNS seguro

O que significa que “seu provedor de internet sabe quais sites você visita”?

Nos bastidores da Internet, o DNS – ou Domain Name System – converte endereços da Web em endereços IP legíveis por computador. A maioria dos dispositivos usa automaticamente o resolvedor definido pela rede à qual você está conectado – geralmente seu provedor de Internet. Isso significa que seu provedor de internet sabe quais sites você está visitando. E, recentemente, o Congresso aprovou uma lei que permite ao seu provedor de Internet vender seu histórico de navegação para anunciantes.

Você precisa de um provedor DNS seguro e privado. Muitos usam serviços publicamente disponíveis – como o OpenDNS ou o DNS público do Google . Eles são fáceis de configurar – geralmente no seu computador ou dispositivo ou no seu roteador doméstico.

HTTPS é seu amigo

Uma das melhores coisas para a segurança pessoal da Internet é o HTTPS.

O HTTPS protege sua conexão do telefone ou do computador até o site que você está visitando. A maioria dos sites principais possui HTTPS e aparece como um cadeado verde na barra de endereços. O HTTPS torna quase impossível alguém espionar seu tráfego na Internet interceptar e roubar seus dados em trânsito.

Sempre que o navegador acender em verde ou piscar em um cadeado, o HTTPS criptografará a conexão entre o computador e o site. Mesmo quando você estiver em uma rede Wi-Fi pública, um site habilitado para HTTPS o protegerá de bisbilhoteiros na mesma rede.

Todos os dias, a web se torna mais segura , mas há um caminho a percorrer. Alguns sites estão prontos para HTTPS, mas não estão ativados por padrão. Isso significa que você está carregando uma página HTTP não criptografada quando pode acessar uma página totalmente HTTPS.

É aí que uma extensão do navegador, HTTPS Everywhere , entra em ação. Essa extensão força automaticamente os sites a carregar HTTPS por padrão. Essas são algumas dicas do projeto Conexão Segura, Professores, Pais e filhos companheiros de navegação.