No mundo off line, as comunidades são normalmente responsáveis ​​por impor normas de privacidade e etiqueta geral. No mundo on-line, novos desafios de etiqueta são abundantes. Para colher os benefícios de socializar e fazer novos amigos, os adolescentes costumam divulgar informações sobre si mesmos que normalmente fazem parte de um processo aceitável de “conhecer-se” offline (nome, escola, interesses pessoais etc.). 

Nos sites de redes sociais, esse tipo de informação agora é publicado on – line – às vezes em exibição pública completa. Em alguns casos, essas informações são inócuas ou falsas. Mas, em outros casos, a divulgação atinge um nível preocupante para os pais e os envolvidos com a segurança dos adolescentes on-line, e uma vez que as crianças colocam essas informações on-line, elas nunca as receberão de volta.

Os adolescentes estão postando uma quantidade enorme de informações em seus perfis on-line, por isso é de vital importância que os adolescentes usem configurações rígidas de privacidade e tenham conhecimento das pessoas que permitem que eles visualizem seus perfis de redes sociais. 

Como as crianças geralmente tentam chamar a atenção e obter aprovação de seus colegas, alguns adolescentes tendem a postar conteúdo que parece popular ou obter uma resposta de outros em sua comunidade online; os adolescentes disputam status, publicam fotos ousadas, se gabam das aventuras do fim de semana anterior e podem usar facilmente esse espaço digital para humilhar outras pessoas ou publicar conteúdo inapropriado. 

Nenhuma informação é verdadeiramente privada no mundo on-line; um “amigo” on-line pode encaminhar qualquer informação publicada no site do seu filho em um momento.

As crianças vão postar fotos e informações pessoais. Pelo menos, devem estar cientes dos riscos. Pelo menos, devem usar as ferramentas de privacidade incorporadas aos sites para impedir que pessoas que não conhecem acessem suas informações e dados. E pelo menos mães e pais devem aprender sobre o que estão fazendo.

Os perfis públicos colocam as crianças em um risco muito maior de:

  • Receba uma mensagem de um estranho
  • Encontre um estranho
  • Ser assediado por colegas

Outras preocupações dos sites de redes sociais:

  • Falta de mecanismos de verificação de idade
  • Como postar fotos e vídeos provocativos
  • Fácil acesso para predadores e cyberbullies
  • Acesso excessivo ou viciante
  • Acesso a “grupos” não saudáveis