A internet pode ser um local perigoso para todos nós, mas crianças e adolescentes são mais  vulneráveis. Todos os dias predadores cibernéticos nos expõe aos riscos on-line que podem ter consequências graves, financeiras e até trágicas. As crianças podem, sem querer, expor suas famílias a ameaças da Internet , por exemplo, baixando acidentalmente aplicativos que podem dar aos cibercriminosos acesso à conta bancária de seus pais ou outras informações confidenciais.

Proteger as crianças na internet é uma questão de conscientização – saber quais perigos se escondem e como protegê-los. Embora o software de segurança cibernética Para ajudar a proteger contra algumas ameaças, a medida de segurança mais importante é a comunicação aberta com seus filhos.

O diálogo pode ser o melhor caminho para manter o seu filho fora de perigo, por isso o projeto Conexão Segura, Professores, Pais e filhos companheiros de navegação traz importantes orientações de como tornar o processo de educação digital uma prioridade.

As crianças ainda não entendem os limites sociais. Elas podem postar informações de identificação pessoal on-line, por exemplo, em seus perfis de mídia social, que não devem ser divulgadas em público. Pode ser qualquer coisa, desde imagens de momentos pessoais inábeis a endereços residenciais ou planos de férias em família.

Grande parte, mas não tudo, do que seus filhos publicam está à vista do público. Isso significa que você também pode vê-lo – e não há mal algum em lembrá-los de que, se mamãe e papai podem ver, o mesmo acontece com todos os outros. Evite bisbilhotar, mas fale francamente com seus filhos sobre limites públicos e o que eles significam para seus filhos e sua família como um todo.

Sem o devido acompanhamento a criança também fica vulnerável a comunicação aberta com qualquer pessoa que faça uso das redes sociais ou tenha como entrar em contato com perfis ou números que a criança utiliza, e nesse momento se não houver um bom diálogo os pais podem não saber do risco que estão correndo seus filhos.

Devemos compreender que a internet se tornou o principal entretenimento para muitas crianças, graças à variedade de conteúdos virtuais voltados para o público infantil que são acessados diariamente. Outro perigo é o acesso a conteúdos que são perigosos e inapropriados para a faixa etária.

A infância é o momento em que o sujeito está em desenvolvimento. Então ele precisa de referenciais que deem limites para ele nesse processo. Se não houver limites ao longo desse processo a criança pode ser acometida por um sentimento de angústia e de desamparo muito grande, questões que reforçam a importância do acompanhamento dos pais em todos os meios de interação da criança.

A proximidade dos pais é imprescindível, a proximidade da comunicação mais ainda. Poder manter um diálogo com as crianças, conversar, sempre deixar um campo aberto para que essas crianças falem dos seus medos, para que elas possam se sentir seguras. Estar sempre muito atento a qualquer tipo de mudança de comportamento da criança, se de repente ela apresenta uma conduta que não existia antes, como agressividade ou uma reserva acentuada da criança ficar muito isolada. São pontos importantes de observar no dia a dia com a criança.