Os adolescentes usam tecnologias digitais para atividades cotidianas, como manter contato com amigos nas mídias sociais , relaxar e fazer trabalhos escolares e se divertir. Eles também ficam on-line para procurar apoio para problemas de saúde física ou mental e, às vezes, para experimentar maneiras diferentes de se expressar.

Por estarem on-line a maior parte do tempo sem supervisão, os adolescentes precisam ser capazes de identificar conteúdos on-line aceitáveis ​​e inaceitáveis. Eles também precisam saber como se comportar respeitosamente on-line e evitar os riscos.

O projeto Conexão Segura Professores, Pais e Filhos companheiros de Navegação, separou para você alguns dos riscos de segurança na Internet para adolescentes.

Existem três tipos principais de riscos na internet para adolescentes.

Riscos de conteúdo

Para os adolescentes, esses riscos incluem encontrar material que eles podem achar perturbador, repugnante ou desconfortável, principalmente se o encontrarem acidentalmente. Este material pode incluir:

Pornografia

Violência real ou simulada

Sites de ódio

Sites terroristas

Este é um conteúdo prejudicial gerado pelo usuário, como sites sobre uso de drogas, danos pessoais, suicídio ou imagem corporal negativa.

Riscos de contato

Esses riscos incluem entrar em contato com adultos que posam crianças on-line ou com estranhos que persuadem os adolescentes a encontrá-los na vida real ou se tornam vítimas de golpistas on-line.

Riscos de conduta Os riscos de

conduta incluem se comportar de maneira inadequada ou prejudicial ou ser vítima desse tipo de comportamento. Exemplos incluem:

Cyberbullying

Sexting

Uso indevido de senhas e personificação de pessoas on-line

Fazer compras não autorizadas usando os detalhes financeiros de outras pessoas

Criar conteúdo que revele informações sobre outras pessoas

Saiba como proteger o seu filho contra riscos de segurança na Internet

Seu filho provavelmente é um usuário independente da Internet agora, mas você pode ajudá-lo a continuar desenvolvendo as habilidades e conhecimentos necessários para identificar e gerenciar os riscos à segurança na Internet.

Aqui estão algumas coisas básicas que você pode fazer para proteger seu filho dos riscos à segurança na Internet:

Converse com seu filho sobre conteúdo perturbador e inadequado. Se você puder conversar com ele de maneira aberta e sem julgamentos, é mais provável que ele converse com você se encontrar algo perturbador on-line ou se tiver uma experiência on-line ruim.

Fique em contato com o que seu filho está fazendo on-line e quanto tempo ele passa on-line. Isso ajudará você a identificar quando seu filho pode estar tendo problemas.

Peça ao seu filho para te você como ‘amigo’ nas mídias sociais.

Incentive e lembre seu filho a explorar e usar a Internet com segurança – por exemplo, não há problema em lembrá-lo de verificar suas configurações de privacidade.

Além disso sempre é uma boa ideia atualizar os conselhos de “perigo com estranho” com seu filho, quando ele entra em contato pessoas ou marca encontros on-line. Por exemplo, você pode alerta-lo de que sempre existe um risco de encontrar alguém que você conhece apenas on-line, pois a pessoa pode não estar sendo honesta com relação a sua própria identidade. Pode levar a situações perigosas. Por exemplo, a pessoa pode querer machucá-lo ‘.