Quantas horas por dia crianças ficam conectadas? Difícil responder. Sim, hoje em dia não é possível ter a certeza.  O que sabemos é que é um tempo precioso e fundamental para o desenvolvimento humano, pois é na infância que são desenvolvidas habilidades cognitivas, intelectuais e por mais que o universo da internet detenha muito conhecimento para  compartilhar, adolescentes e crianças estão vivendo em um estado de abandono digital, caminhando sozinhos e afastando-se cada vez mais das brincadeiras e experiências não virtuais. Com diz Bauman, tempos líquidos nos oferece relações frágeis e sem vínculos concretos. O que fragiliza em muitos aspectos emocionais e sociais, a cada dia o condicionamento aos eletrônicos faz com que esta geração fique presa às telas e não se interesse por vivenciar no mundo real a interação primordial e necessária para a saúde mental.

Estamos diante de uma geração incapaz de lidar com angústia natural, a inquietação. Uma geração onde todos são levados a se afastar de seus próprios sentimentos, distraídos por algo que brilha muito mais à sua frente. E nessa espiral, os estímulos precisam ser cada vez maiores e mais constantes. Mas qual a responsabilidade dos pais e educadores?

A web tem substituído as relações de uma forma muito sutil e que faz com que o comportamento das crianças e adolescentes apresentem um caráter introspectivo e pouco interessado.

Porém devemos nos atentar a questões mais relevantes como, o quanto a internet estaria substituindo a atenção dos pais? O carinho? O brincar? O tempo livre?

Talvez seja a hora da sociedade ter uma discussão mais aprofundada sobre o tema. O Conexão Segura – Pais e filhos companheiros de navegação, acaba de lançar uma campanha de conscientização sobre os riscos do acesso exagerado de crianças à internet. Pois, sabemos que os pais são os principais agentes de modificação e exemplo para os filhos, não devemos apenas proibir o uso como uma maneira de repreender e sim auxiliar na compreensão para que eles possam identificar sozinhos os riscos e observar o próprio comportamento ganhando o entendimento necessário para alterar o contexto em que está.

A cada minuto dezenas de contas são criadas, e quem esta do outro lado pode mentir ou omitir sobre a identidade, o que nos remete a criminalidade digital que tem crescido em índice e os números apontam também que por característica as crianças e os jovens estão mais suscetíveis a serem vitimas.

Por: Natália Fernandes