Sabemos que o jovem está em busca da primeira oportunidade de emprego, porém, muitas vezes isso não é uma tarefa fácil. A inclusão no âmbito profissional proporciona crescimento, aprendizado, autoconfiança e, principalmente, responsabilidade profissional e pessoal. E como estar preparado para atuar?
Afinal o amadurecimento representa a transição da fase da adolescência, que pode gerar insegurança. Porém, essa experiência também deve ter êxito, caso haja dedicação, força de vontade e, principalmente, continuidade no que diz respeito ao aprendizado educacional, o que fará do jovem um profissional mais qualificado, que busca deter conhecimento, e que sabe nivelar seu equilíbrio emocional para melhores resultados. E é justamente o que o Instituto Apreender através do projeto Primeira Chance busca proporcionar aos jovens.
Através do programa de estágio é fundamental estar atento às oportunidades oferecidas. A Lei nº 10.097/2000, ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005, determina que todas as empresas de médio e grande portes contratem um número de aprendizes equivalente a um mínimo de 5% e um máximo de 15% do seu quadro de funcionários cujas funções demandem formação profissional. Uma das exigências dessa Lei é que o jovem esteja devidamente matriculado e frequentando uma instituição de ensino.
Além de proporcionar esta oportunidade aos jovens, o projeto PRIMEIRA CHANCE promove cursos de capacitação em diversas áreas de atuação, desenvolvendo habilidades e competência para atender a demanda do mercado de trabalho.
Confira os cursos oferecidos:
- Pizzas, pães, roscas e biscoitas
- Atendente de Lanchonete e Chapeiro
- Designer de Sobrancelhas
- Bombons e Trufas
- Maquiagem
- Tutor Educacional – EAD
- Salgados e decoração de mesa de frios
- Barbeiro
- Informática