Com o aumento da utilização das redes alguns conceitos básicos de segurança e cidadania digital,  são fundamentais para garantir a boa navegação.

Compartilhe de forma inteligente: Pois notícias boas e ruins ganham a mesma repercussão na rede, por isso, tome cuidado antes de sair compartilhando informações (tanto com pessoas conhecidas, quanto desconhecidas). Uma dica é pensar o que você diria ou não no ao vivo, e não se esquecer que as regras são as mesmas.

Esteja atento e não caia em armadilhas: é importante mostrar às crianças e adolescentes que, na internet, nem tudo é o que parece, então é fundamental saber distinguir o que é real ou falso para a sua segurança.

Seja forte e proteja seus segredos: a segurança e privacidade são a base de tudo (no mundo online e offline). Proteger informações valiosas ajuda as crianças a evitar danos e problemas relacionados à reputação ou relacionamentos, o que pode afetar a saúde emocional e a criação de vínculos reais.

Seja gentil, porque é legal: a tela tem o poder de aumentar as coisas, tanto para o bem quanto para o mal. É sempre válido usar a regra: não faça com os outros o que não gostaria que fizessem com você. Ações pensadas têm um impacto positivo sobre todos e ajudam a combater o bullying.

Seja corajoso e, na dúvida, fale com alguém: não tenha vergonha em pedir ajuda, pelo contrário, isso é um ato nobre. Ensine as crianças isso, pois elas precisam se sentir à vontade para conversar com um adulto de confiança. A melhor forma de estimular esse comportamento, é tendo uma comunicação aberta em casa e na sala de aula.

Pais e professores precisam ser parceiros nessa missão de educar.

Muitos professores e alunos, além de outros profissionais,  utilizam  plataformas digitais também para postar conteúdos, dar aulas e fazer reuniões online. Quando qualquer serviço ou aplicativo sofre um aumento significativo no número de acessos, a identificação de falhas também se intensifica. Cibergolpistas costumam ficar atentos a isso e a todas as possíveis brechas facilitam o hackeamento, da mesma forma que os desenvolvedores buscam a rápida correção delas.

É importante estar atento às atualizações e a todas as recomendações dos fabricantes. Vale à pena gastar um tempo com a leitura delas. Não adianta tanto cuidado do desenvolvedor, se você abre uma conta e não põe senha, se não tem qualquer controle e permite que qualquer um tenha acesso.

Proteja a sua família: use as ferramentas e recursos para aprender sobre segurança e cidadania online em casa. A ideia é facilitar a incorporação e prática e bons hábitos digitais na vida cotidiana, permitindo que você e seus filhos discutam, aprendam e pensem juntos.

Bem-estar digital: veja um guia de conversação para te ajudar a enfrentar as difíceis questões técnicas e navegar pelo mundo digital como uma família.