Pesquisa revela que 84% das crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos acessam diariamente a rede e 70% acredita saber mais sobre internet do que os pais.

Uma geração virtualmente desenvolvida que domina a era digital, a garotada está antenada a cada nova evolução tecnológica, entre lançamentos de aparelhos e aplicativos. Há algum tempo a internet e sua utilidade parecia alusão cientifica, não era possível medir nem compreender como dados, som e imagem pudessem ser compartilhados de maneira tão rápida a qualquer momento e de qualquer parte do mundo. O despertar da internet pegou muitas pessoas de surpresa e fez com que gerações anteriores se vissem a margem de todo esse processo.

Quem veio depois do “bum” da tecnologia se depara com telas e estímulos por todas as partes, o que pode ser prejudicial à saúde até mesmo dos bebês. Segundo a Academia Americana de Pediatra, a exposição ao mundo digital só deveria ocorrer, em linhas gerais, após os dois anos de idade. Mas não é isso que acontece atualmente em absolutamente todas as classes sociais, pois aplicativos de interação infantil são utilizados como mecanismos para acalmar e distrair às crianças. E com rotinas cada vez mais apertadas os pais aderem sem nenhuma precaução a este tipo de ferramenta de controle imediato.

Porém é possível observar que crianças e jovens estão se adaptando a uma realidade virtual que não condiz com o que o mundo é de verdade. O despertar da imaginação sem a ação para os pequenos pode torna-los introspectivos, atrapalhar no convívio familiar e até na criação de vínculos.

Muitas vezes crianças e adolescentes tem o aparelho eletrônico como a melhor companhia, e passam horas assistindo à filmes, series, vídeos e os jogos são acessados o tempo todo. Em constante desenvolvimento cada descoberta gera nova percepção, a mudança no comportamento pode representar isto de forma clara, agressividade, isolamento e até mesmo o não querer estar no meio de pessoas.

Tudo isso indica que algo não está indo bem, seja diante as relações reais ou no mundo virtual, os pais e responsáveis precisam estar atentos aos sinais para protege-los.

Um outro fator preocupante é quanto ao conhecimento dos pais sobre o universo da tecnologia, que em alguns casos chega a ser de total incompreensão. Levantamento realizado pelo Comitê Gestor da Internet a respeito da influência da internet sobre um público ligeiramente mais velho afirma que muitos desconhecem como funcionam aplicativos e plataformas que são acessadas diariamente pelos próprios filhos. E é possível controlar o desconhecido?

Esta reflexão nos demonstra o quando a educação virtual é necessária para todas as gerações, a fim de tornar possível a navegação simultânea entre pais e filhos, para a garantia da segurança diante o mundo digital.

Por: Natália Fernandes