Incentivar um comportamento responsável e aumentar a resiliência digital deve ser um diálogo constante entre pais e filhos, para que assim eles saibam identificar quando coisas ruins acontecem no mundo virtual. É possível que muitas crianças naveguem na internet sem o devido conhecimento dos perigos e os pais precisam assumir esta responsabilidade de orientar e acompanha-los no cenário online.

Alguns controles são necessários para o primeiro passo de proteger as crianças. Softwares e ferramentas de segurança são uma ótima maneira de ajudar e impedir que sofram violência ou acessem conteúdos inadequados.

O projeto Conexão Segura Pais e filhos companheiros de navegação trás agora como base três tipos de controle que os pais precisam conhecer:

  1. O controle a nível de rede que se aplica aos dispositivos conectados em um mesmo Hub ou Roteador capaz de cobrir toda a família.
  2. Os controles a nível do dispositivo (celular) que serão aplicados independentemente de como e onde o dispositivo estiver conectado à Internet.
  3. Os controles de aplicativos que são definidos na plataforma ou aplicativo que está sendo usado. Exemplos disso seriam as configurações aplicadas ao Google ou YouTube.

Existem muitos tipos de controles disponíveis, e eles permitem que você faça várias coisas diferentes, como:

  • Filtrar e bloquear o conteúdo que você não deseja que seus filhos vejam, como violência e pornografia.
  • Restringir quais informações são compartilhadas.
  • Estabelecer prazos para quanto tempo as crianças ficam online.
  • Controlar a hora do dia em que as crianças podem acessar a Internet.
  • Definir perfis diferentes para que cada membro da família tenha um nível de acesso adequado a eles.

É indispensável avaliar quais são as plataformas que seus filhos estão conectados. Hoje em dia os jogos despertam interesse e atenção, por proporcionar interação virtual e promover o passar do tempo de uma forma criativa e lúdica. Porém, é preciso estar ciente de como e com quem seus filhos estabelecem contato dentro dos jogos.

PERIGO DOS JOGOS ONLINE:

PEDÓFILOS ACESSAM SITES DE JOGOS ONLINE PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: Após conquistar a confiança das vítimas tentam atrai-los para um ambiente como WhatsApp onde a conversa deixa de ser pública e se torna privada, algo que não pode ser identificado a menos que haja um acompanhamento de responsáveis quanto as conversas criados a partir dos jogos. Para isso é imprescindível que os pais estabeleçam um vínculo de confiança ainda maior com filhos orientando-os sobre os riscos.

MEDIADOR QUE PEDE FOTOS OU DINHEIRO EM TROCA DE BENEFÍCIOS NO JOGO: Este também é um crime conhecido. Em se tratando de fotos sensuais de crianças e adolescentes, pode configurar o crime de pedofilia, tipificado no Estatuto da Criança e Adolescente, no Art. 241. Já se a vítima for maior de idade, pode configurar o crime de estelionato se o agenciador tiver alguma vantagem ilícita mediante a fraude praticada.

CRIMES FICAM ESCONDIDOS NO AMBIENTE VIRTURAL: Por se passarem em ambiente fechados, onde somente os jogadores estão participando, os crimes ficam ocultos e só são apurados quando alguém se torna vítima e procura a polícia para comunicar o crime. Os principais crimes praticados em jogos online são relacionados à pedofilia, ao favorecimento à prostituição e ao estelionato.

É necessário observar os jogos indicados para a faixa etária dos seus filhos mantendo o cuidado ao se informar se a empresa responsável pelo jogo é idônea.

Um outro cuidado é referente aos dados bancários que muitas vezes são fornecidos para comprar acesso a jogos de diversas modalidades na internet.

Estas foram algumas dicas do projeto Conexão Segura Pais e Filhos Companheiros de Navegação. Compartilhe estas informações com sua rede de amigos.

Por: Natália Fernandes