A internet está sendo utilizada positivamente pela população para manter a proximidade entre as pessoas, para educação, entretenimento e trabalho remoto. Mas requer cuidados, pois com o aumento no número de acesso ao ambiente virtual, ele se tornou espaço livre para ação também de criminosos. É necessário cautela e entendimento sobre os reais perigos do mundo on-line.

Nós todos os dias, recebemos inúmeras notícias referentes aos fatos atuais, dados em constante atualização sobre à pandemia do Covid-19, o vírus que tem percorrido o mundo de forma rápida e contagiosa. Mesmo sabendo da gravidade da situação algumas pessoas aproveitam o momento de vulnerabilidade para a prática de crimes e disseminação de notícias falsas.

É necessário compreender que diante as circunstâncias devemos adotar uma postura preventiva também na internet. O projeto Conexão Segura separou algumas das principais dicas para você e sua família:

  1. Desinformação e Boatos: Na internet existem códigos maliciosos e diversas tentativas de golpes. Como o tema Corona vírus tem chamado a atenção de todos é indispensável o cuidado ao compartilhar, certifique-se de que a fonte da informação é segura e quando houver dúvida a dica é não compartilhar e assim contribuir para um ambiente virtual saudável, confiável e seguro.
  2. Validar a Informação: As dúvidas sobre a veracidade das informações devem ser esclarecidas com base em sites oficiais e outras fontes de pesquisa.
  3. Golpes: Mensagem com apelo a doações em dinheiro para as vítimas da doença precisam ser analisadas e confirmadas. Várias ações realmente têm ocorrido, porém golpistas exploram o tema com o apelo a caridade para campanhas falsas. Certifique-se de que se trata de uma ação idônea.
  4. Aconselhe e oriente também as pessoas em seus grupos familiares e de amigos, caso compartilhem conteúdos de golpes, alerte-os sobre o conteúdo malicioso.
  5. Algumas mensagens ou e-mails podem fornecer informações pessoais e dados bancários, como páginas que prometem fazer testes on-line para verificar se você está infectado, mas que solicitam os números do seu cartão de crédito. Golpe muito utilizado.
  6. Ao instalar aplicativos que prometam informações sobre a pandemia, procure baixá-los de desenvolvedores e lojas oficiais, como as do sistema operacional do seu aparelho. Ao expor informações de senha procure manter sempre senhas diferentes para novos aplicativos.
  7. Senhas podem ser insuficientes para garantir a segurança de suas contas. Lembre-se de habilitar a verificação em duas etapas, pois esta é maneira de garantir o mínimo de segurança possível.
  8. Procure sempre usar Conexões seguras, como “https:” para acesso a sites web e VPN para acesso remoto à empresa que você trabalha, por exemplo. Uma medida simples que pode evitar que criminosos tenham acesso ao seu navegador.
  9. Uma dica é tornar regular os backups dos seus arquivos para evitar perdê-los em caso de infecção do seu equipamento por algum código malicioso.
  10. É indispensável ficar em casa e se proteger, porém, lembre-se de proteger também seus equipamentos, mantendo-os atualizados e instalando mecanismos de segurança.
  11. É preciso estar consciente de que o momento requer um cuidado maior com a nossa navegação, e por fim procure auxílio apenas por pessoas em quem você confie e jamais passe sua senha ou dados de acesso para terceiros.

Espero que agora possa manter sua Conexão Segura. Gostou? Compartilhe com seus amigos e Familiares.

Por: Natália Fernandes