As incertezas nos revela a necessidade de ampliar o conhecimento sobre o mundo e os impactos da utilização da internet em período de isolamento social. A carência por informação em momentos de instabilidade e o despreparo para lidar com as novas circunstâncias nos aponta a urgência de compreender sobre o uso seguro da internet, sobretudo por crianças e adolescentes.

Pois, em meio a uma nova realidade de estar longe fisicamente de amigos, familiares e escola devido ao afastamento, surge uma maior utilização dos meios de comunicação online, plataformas, aplicativos e redes sociais. O número de pessoas constantemente conectadas no ambiente virtual identifica que os riscos podem aumentar e mais vítimas podem se tornar vulneráveis.

Com a transformação da internet é de suma importância levantar questões reflexivas para que todos possam compartilhar a ideia de garantir a segurança no mundo virtual. Somos capazes de identificar os reais perigos da internet? Estamos preparados para medias às interações deste novo modelo de conexão e relacionamento? Nós estamos preparando e orientando as crianças e os jovens para um olhar crítico sobre esse novo modelo de interação?

Estas perguntas podem nortear uma compreensão sobre como nos preparar e entender sobre esse universo que esta em expansão e ao mesmo tempo ao alcance de nossas mãos.

O acesso à informação, segurança e cidadania digital é um caminho para que possamos abordar de forma assertiva e consciente os temas referentes à utilização da internet, tornando esse processo de aprendizado um diálogo entre professores, pais e filhos.

A educação precisou urgentemente se adaptar a esta realidade, escolas criaram projetos para manter aulas remotas enquanto alunos mudaram rotinas para mesmo a distância absorver o conteúdo de disciplinas que antes só vivenciavam de forma presencial. A nova era tecnológica chegou para ampliar as formas de ensino, mas com este novo cenário a exposição das redes e seus impactos devem ser inseridas como um novo conteúdo a ser ensinado.

É comum relacionarmos o termo “educação digital” com operar corretamente tablets, computadores e smartphones. No entanto, alguém bem educado digitalmente não é aquele que sabe programar e que tira proveito de todas as funcionalidades oferecidas pelas ferramentas digitais.

A educação digital vai muito além dessas questões superficiais. Ela envolve inúmeras habilidades e conhecimentos que independem da sabedoria que as pessoas têm sobre a tecnologia em si. Além de ser a prática de utilizar meios tecnológicos em métodos de ensino, frequentemente aliada à adoção de processos mais dinâmicos de aprendizagem um fator determinante é a utilização responsável dos meios digitais que deve ser orientada nas escolas e acompanhada por pais e responsáveis. O respeito e a integridade devem ser bases cruciais para o bom relacionamento na rede.

O bom relacionamento virtual pode construir novos conhecimentos e aumentar as capacidades intelectuais de jovens e crianças, mas a segurança deve ser garantida em um mundo complexo e que é de acesso livre a todos. Com este conhecimento do que é e como estabelecer o conhecimento sobre a educação digital e suas atribuições podemos manter o melhor da internet a nosso favor, proporcionando uma melhor qualidade de ensino e a adaptação as novas ferramentas, tanto em um contexto educacional quanto particular.

Por: Natália Fernandes