Muito se fala no avanço da tecnologia, mas pouco se diz sobre os riscos pertinentes a utilização sem vigília dos pais, por crianças e jovens que a cada dia estão mais conectados.

O Projeto Conexão Segura – Pais e filhos companheiros de navegação, realizado pelo Instituto Apreender com incentivo do CMDCA, traz princípios e diretrizes capazes de promover a conscientização das famílias e da comunidade escolar quanto à importância de garantir a segurança de crianças e jovens no mundo virtual.

Navegar na internet é uma diversão, acessamos de forma ágil e simples, conteúdos diversos, para jovens e crianças este universo é ainda mais encantador tudo esta disponível em apenas um click, o condicionamento de regras e limites precisam ser reforçados pela escola e principalmente pelos pais, e a orientação e o diálogo são os melhores caminhos para isso.

Já sabemos que a vida online está cheia de atrativos, mas ao mesmo tempo podem haver armadilhas que muitas vezes passam despercebidas por nós. Dados são compartilhados a todo o momento, números de telefones, senhas e até mesmo informações sobre contas bancarias e fotos, com isso a nossa segurança no universo digital é tão vulnerável que precisamos sim estabelecer meios de proteção.

E se nós estamos suscetíveis a nos tornar vítimas de criminosos cibernéticos, imaginem as crianças e até mesmo os próprios adolescentes. Outro fator de alerta são as interações e vínculos criados pela rede, qualquer pessoa pode criar um perfil e se passar por outra identidade.

Como podemos proteger a juventude de atos bárbaros, como pedofilia, Ciberbullyng, Violência e exposição?

Uma pergunta que deixa a reflexão sobre o tema ainda mais urgente, o “Abandono Digital” é um mecanismo em que os pais ou responsáveis se negligenciam diante ao fato de que os filhos estão livres e expostos a uma rede onde milhões de pessoas de todo o mundo circulam diariamente com as mais diversas intenções.  E ao contrário do que se pensa o cuidar não esta relacionado à proibição. Nós devemos estar cientes de que esta geração se fez diante tecnologia e que dominam este espaço muito bem. O que precisamos nos atentar é quanto a verdade sobre os riscos e como podemos auxiliar para que esta navegação seja de fato, segura e que não cause danos a nossas crianças e jovens.

É necessário estabelecer o companheirismo nos lares e escolas para aproveitar o que a internet tem de melhor e evitar os efeitos nocivos que ela traz. Saiba como através do projeto Conexão Segura.

Por: Natália Fernandes